quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mensagens Subliminares 3 ( Subliminal Messages 3 . )

A Mensagem Subliminar é dotada de uma arte a mais. A arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de mensagem ou propaganda subliminar toda aquela mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e a aceitamos como se tivéssemos sido hipnotizados. Por definição, subliminares são as mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na nossa mente de contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e só é ativado na hora certa. Você duvida que funciona? Beleza, então vamos aos fatos:




Por que será que quando vamos ao cinema pensamos logo em pipoca com uma coca cola?



Em setembro de 1957, o especialista em marketing americano James Vicary convocou a imprensa para anunciar o lançamento de sua empresa, a Subliminal Projection Company, na qual era vice-presidente. Na conferência Vicary revelou ter patenteado uma nova técnica de vendas chamada "projeção subliminar" que consistia em utilizar um taquitoscópio (um dispositivo capaz de projetar imagens numa tela muito rapidamente) para exibir imagens entre os quadros de um filme durante uma fração de segundos (para ser mais preciso, 0.00033s). Como eram projetadas numa velocidade maior que o olho podia captar, estas imagens não eram vistas conscientemente, mas Vicary acreditava que elas atingiam diretamente o subconsciente. Para provar a eficiência de suas propagandas subliminares, Vicary divulgou o resultado do experimento que teria conduzido num cinema de New Jersey. Ao inserir imagens com os dizeres "Drink Coke" e "Eat Popcorn" durante a projeção do filme ele teria aumentado em 57,7% as vendas de coca-cola e em 18,1% as vendas de pipoca às portas de saída do cinema. A experiência foi relatada na revista Advertising Age (Vol 37, pág. 127, 16 de setembro de 1957). Sem mais delongas vou deixar algumas mensagens bem explicidas e outras nem tanto.


Vamos começar com o FedEx, famosa empresa de entregas. o que você vê?


fedex_logo


O delicioso chocolate trás em sua montanha um animal!toblerone


Fiat Punto bem sugestivo.



punto


Pra quem gosta é uma tigela cheia.




Essa tá bem explícita, da marca de roupa A-Style.





A MTV sempre gozou de nossas caras!





Bem criativo este, parece o mapa da África, mas se olhar bem de perto...


30-06_haci



Parece muito bom pra ele, comer um cookiesinho.








Muito Criativa essa propaganda.


 



Esse é bem explícito, dizem que tem até processo para não ser mais usado.


 






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