terça-feira, 2 de agosto de 2011

Livro tenta comparar Harry Potter a Jesus Cristo

    Um livro que tenta comparar Jesus Cristo ao personagem Harry Potter está sendo lançado pelo escritor americano, e ateu declarado, Derek Murphy. Intitulado “Jesus Potter, Harry Christ” o autor se propõe a mostrar semelhanças entre o Jesus literário e o personagem da saga da escritora britânica J.K. Rowling.



Para ele, o que mais chama atenção é que é que Cristo e Potter “são construções literárias, ficção”.

Em recente entrevista, Murphy apontou uma ironia: quando o primeiro livro de Potter se tornou best-seller, a Igreja Católica acusou Rowling de estar incutindo nos jovens a feitiçaria e o satanismo, mas o próprio cristianismo bebeu nessas fontes.

Críticos literários escreveram em tom de brincadeira que os cristãos deveriam ir à Justiça contra Rowling por plágio: a morte e a ressurreição de Potter lembram as de Jesus.

Mas Murphy, no livro, escreveu que o cristianismo já tem muito de plagio em sua formação porque se inspirou em mitos pagãos como Isis, Sarapis, Hórus e Apolo. “Jesus é um amálgama dos melhores mitos”, disse.

O livro acaba sendo, segundo seus editores – não uma comparação entre dois personagens, mas um relato da história da cristandade, apontando, por exemplo, os empréstimos que a crença fez da mitologia e do simbolismo esotérico.



Quem é?



Murphy é um ex-seminarista de Portland, Oregon (EUA). Estudou teologia, filosofia e línguas clássicas. Seus editores informaram que a paixão dele pela história religiosa o levou a mais de 30 países, onde participou de rituais e teve contatos com padre, monges, xamãs e curandeiros.



Fonte: Paulopes – texto editado



link: http://www.jornalmundogospel.com/2011/08/livro-tenta-comparar-jesus-a-harry-potter/

Nenhum comentário: