quarta-feira, 31 de agosto de 2011

É correto rezar aos “santos”? Deixe seu Comentario

Uma mulher orando     Marie e Theresa se consideravam católicas devotas e acreditavam em “santos”. Marie orava a eles pedindo ajuda. Theresa orava com regularidade ao “santo” padroeiro de seu povoado. Também orava à “santa” que levava seu nome.




COMO Marie e Theresa, milhões de pessoas no mundo todo oram aos seus “santos” pedindo bênçãos. A New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) diz que “os santos intercedem pelas pessoas” e que “é ‘bom e proveitoso’ invocá-los para receber . . . benefícios de Deus”.



Mas o que Deus pensa disso? Será que ele aprova orações para que “santos” intercedam em nosso favor? Veja o que a Bíblia diz.



Devemos invocar os “santos”?

Na Bíblia não há nenhuma menção de um servo fiel de Deus orando a um “santo”. Por quê? A New Catholic Encyclopedia diz que foi “só no terceiro século [que] a eficácia da intercessão dos santos foi claramente reconhecida”. Isso aconteceu uns 200 anos depois da morte de Cristo. Assim, esse ensinamento não veio de Jesus nem dos escritores inspirados da Bíblia que registraram o ministério dele. Por quê?



A Bíblia inteira ensina que devemos orar apenas a Deus, fazendo isso em nome de Jesus Cristo. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, disse Jesus. “Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6, Centro Bíblico Católico) Essas palavras claras estão de acordo com o que Jesus disse em Mateus 6:9-13. Ao falar sobre oração, Jesus disse a seus seguidores: “Tendes de orar do seguinte modo: Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome. . . .” (Mateus 6:9) Fica claro então que nosso Pai celestial é o único a quem devemos dirigir nossas orações. Essa verdade se baseia num princípio bíblico fundamental.



Orar é um ato de adoração

“A oração”, diz a The World Book Encyclopedia, “refere-se a palavras e pensamentos reverentes dirigidos a Deus, deuses, deusas e outros objetos de adoração. . . . Orar é uma importante forma de adoração em quase todas as religiões do mundo”. (O grifo é nosso.) Com isso em mente, pergunte-se: ‘É correto nos ajoelhar para fazer uma oração a alguém além do nosso Criador e Fonte de vida?’ (Salmo 36:9) “Os verdadeiros adoradores”, disse Jesus, “adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem”. (João 4:23) A Bíblia também diz que o Criador exige nossa “devoção exclusiva”. — Deuteronômio 4:24; 6:15.



Veja o exemplo do apóstolo cristão João. Depois de receber as espetaculares visões registradas no livro bíblico de Revelação (Apocalipse), o apóstolo ficou atemorizado e ‘prostrou-se para adorar diante dos pés do anjo’ que havia lhe mostrado essas coisas. Qual foi a reação do anjo? “Toma cuidado!”, disse ele. “Não faças isso! Sou apenas coescravo teu e dos teus irmãos . . . Adora a Deus.” (Revelação 22:8, 9) Mais uma vez, a Bíblia enfatiza que devemos adorar apenas a Jeová Deus.



De acordo com o que analisamos, somente Deus é chamado de “Ouvinte de oração”. (Salmo 65:2) Além disso, por ser o Todo-Poderoso, ele é o único que tem a autoridade, o conhecimento e o poder para responder a qualquer pedido apropriado expresso por meio de oração. (Jó 33:4) Até Jesus Cristo, como ele mesmo admitiu, tem limitações. (Mateus 20:23; 24:36) No entanto, ele recebeu grande autoridade, incluindo a responsabilidade de servir como Intercessor da humanidade.



Um Intercessor compreensivo

A Bíblia diz a respeito de Jesus: “Ele é também capaz de salvar completamente os que se aproximam de Deus por intermédio dele, porque está sempre vivo para interceder por eles.” (Hebreus 7:25) Em outras palavras, Jesus pode servir como Intercessor compreensivo a favor daqueles que “se aproximam de Deus por intermédio dele”. Isso não significa que devemos orar a Jesus e que ele encaminhará nossa oração, por assim dizer. Mas significa que oramos a Deus em nome de Jesus, reconhecendo assim sua autoridade. Por que Jesus é o Intercessor perfeito?



Porque ele viveu como humano, e isso o ajudou a entender melhor os sofrimentos dos outros. (João 11:32-35) Além disso, ele demonstrou seu amor às pessoas por curar os doentes, ressuscitar os mortos e dar alimento espiritual a todos que o procuravam. (Mateus 15:29, 30; Lucas 9:11-17) Ele até mesmo perdoou pecados. (Lucas 5:24) Isso nos tranquiliza, pois, se pecarmos, “temos um ajudador junto ao Pai, Jesus Cristo, um justo”. — 1 João 2:1.



O amor e a compaixão de Jesus são qualidades que devemos tentar imitar. É verdade que não somos autorizados a servir como intercessores, mas podemos orar por outros. De fato, o amor deveria nos motivar a fazer isso. “Orai uns pelos outros”, escreveu Tiago. “A súplica do justo, quando em operação, tem muita força.” — Tiago 5:16.



Marie e Theresa aprenderam essas valiosas verdades quando elas mesmas viram o que a Bíblia diz. As Testemunhas de Jeová convidam você a fazer o mesmo. Como Jesus disse: “Os que o adoram [a Deus] têm de adorá-lo com espírito e verdade.” — João 4:24.




Deixe Aqui Seu Ponto De Vista seu comentario a respeito , sobre esse post , amados irmaos catolicos e evangelicos , vamos abordar esse tema de uma forma respeitosa , e vendo ponto de vista de cada um .








Nenhum comentário: