segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Maior Orquestra conhecida no Planeta é da congregação cristã no brasil




É a maior orquestra conhecida no PLANETA. Essas orquestras quando se reunem, formam um verdadeiro exército de músicos. Chegam a agrupar em um só ensaio, mais de mil músicos, são os chamdos ensio regionais. Nos ensaios ditos locais, ou seja, de um bairro onde haja templo, é possível reunir uma média de cem músicos.


É um ensino em que se oferecem apenas os primeiros conhecimentos musicais. Podemos dizer que se aprende ali o ABC musical, pois são ministradas aulas apenas sobre os valores musicais, alturas, noções elementares de ritmo e solfejo e o equivalente ao segundo ano de instrumento de conservatório.





Wilson Domingos Dias, professor de bombardino e tuba na UNICAMP, em Campinas/SP, diretor musical do único grupo de bombardinos do Brasil e integrante dos grupos Metallunfonia e Tubrasil. É regente da Orquestra Filarmônica Popular de Campinas e da Banda Musical Carlos Gomes e nos esclarece sobre a música na Congregação Cristã no Brasil.





Nessas condições, ela se torna um celeiro enorme de instrumentistas, sejam eles de sopro ou cordas (na CCB não é ensinado instrumento de percussão). Ela possui uma mega-estrutura, pois todo o comando parte da central mundial, localizado no bairro do Brás, em São Paulo. Porém, é dividida em regiões com comando semelhantes, e estas também se dividem, formando sub-regiões, sempre com a mesma rede comando central, este formado por duas direções, uma espiritual e outra "técnica".





A parte espiritual é sempre dirigida por Anciães; estes são responsáveis pela manutenção de uma boa ordem e respeito aos princípios doutrinários da Igreja. Se o candidato não estiver enquadrado dentro dos princípios doutrináriosda igreja, não é autorizado a freqüentar as escolinhas de música, exceção feita aos filhos dos pais crentes que tenham bom testemunho e sejam solteiros (estes podem estudar música para tocarem nas reuniões para jovens e menores). Para fazer parte das orquestras da CCB e estar em condições de participar dos cultos oficiais, os interessados têm de passar por um exame que oficializa os músicos e, a partir de então, eles podem tocar em qualquer igreja da CCB em qualquer país onde tenha um templo da denominação. Para participarem de uma oficialização, é necessário que o músico seja batizado segundo a doutrina da CCB.





A parte técnica musical é formada por Encarregados Regionais, Examinadoras, Encarregados locais e Instrutores de Música:





Encarregados regionais: são responsáveis pela parte musical de uma certa região. São eles os responsáveis pela padronização do ensino musical nas igrejas; são eles também os responsáveis para que as orquestras em todo o país tenham o mesmo padrão de execução dos hinos.





Examinadoras: são responsáveis pela organização do ensino para as organistas; são elas que examinam as organistas em todas fases dos estudos.





Encarregados locais: são responsáveis pela orquestra de sua igreja local e também pela formação musical dos aprendizes de sua igreja.





Instrutores de música: Auxiliam o Encarregado local nas escolinhas de música de sua igreja.





Fonte: Revista Weril nº 169 - 2007 autor: Wilson Domingos Dias






Nenhum comentário: