sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vaticano: bispos têm de informar casos

VATICANO (AE-AP) - O Vaticano recomendou, ontem, que bispos em todo o mundo cooperem com as autoridades, informando a polícia sobre casos de sacerdotes que violem ou assediem menores de idade. As sugestões enviadas em carta pela Congregação para a Doutrina da Fé, porém, são imprecisas e não chegam a recomendar as regras norte-americanas, que proíbem um sacerdote acusado de realizar missa enquanto houver investigação pendente contra ele.






O documento representa o mais recente esforço do Vaticano para demonstrar que está determinado a erradicar a pedofilia sacerdotal e prevenir o abuso sexual, após vários casos surgirem no ano passado, com milhares de vítimas prestando queixas. Mas é pouco provável que impressione advogados de vítimas, que durante muito tempo culpam o poder dos bispos, em seu empenho por proteger a Igreja Católica e seus sacerdotes a fim de evitar escândalos.



Sem medo de punição eles mesmos, muitos bispos várias vezes apenas transferiram padres suspeitos de paróquia, em vez de informar a polícia ou castigá-los segundo as leis da Igreja. Recentemente, tribunais independentes nos EUA e na Irlanda afirmaram que alguns bispos “falharam miseravelmente” em seguir suas próprias diretrizes.



Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: