segunda-feira, 2 de maio de 2011

Igreja Católica

Sãopedro1.jpg
Igreja Católica

Basílica de São Pedro, no Vaticano


A Igreja Católica, chamada também de Igreja Católica Romana [1] e Igreja Católica Apostólica Romana [2], é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos[3], colocada sob a autoridade suprema do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro. Seu objectivo é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus. Para este fim, ela administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo.[4] Atua em programas sociais e instituições em todo o mundo, incluindo escolas, universidades, hospitais e abrigos, bem como administra outras instituições de caridade, que ajudam famílias, pobres, idosos e doentes.[4]




Ela não pensa como uma Igreja entre outras mas como a Igreja estabelecida por Deus para salvar todos os homens. Esta ideia é visível logo no seu nome: o termo "católico" significa universal em grego. Ela elaborou sua doutrina ao longo dos concílios a partir da Bíblia, comentados pelos Pais e pelos doutores da Igreja. Ela propõe uma vida espiritual e uma regra de vida aos seus fiéis inspirada no Evangelho e definidas de maneira precisa. Regida pelo Código de Direito Canónico, ela se compõe, além da sua muita bem conhecida hierarquia ascendente que vai desde do simples diácono ao supremo Papa, de vários movimentos apostólicos, que comportam notadamente as ordens religiosas, os institutos seculares e uma ampla diversidade de organizações e movimentos de leigos.



Desde o dia 19 de Abril de 2005, a Igreja Católica é liderada pelo Papa Bento XVI. Nesse mesmo ano, ela contava aproximadamente com 1115 milhões de membros [5] (ou seja, mais de um sexto da população mundial[6] e mais da metade de todos os cristãos,[7]), distribuídos principalmente na Europa e nas Américas mas também noutras regiões do mundo. Sua influência na História do pensamento bem como sobre a História da arte é considerável, notadamente na Europa.



A Igreja Católica, pretendendo respeitar a cultura e a tradição dos seus fiéis, é por isso actualmente constituída por 23 Igrejas autônomas sui juris, todas elas em comunhão completa e subordinadas ao Papa. Estas Igrejas, apesar de terem a mesma doutrina e fé, possuem uma tradição cultural, histórica, teológica e litúrgica diferentes e uma estrutura e organização territorial separadas. A Igreja Católica é muitas vezes confundida com a Igreja Católica Latina, uma das suas 23 Igrejas autónomas e a maior de todas elas [8][9][10].



DoutrinaVer artigo principal: Doutrina da Igreja Católica


Segundo o Catecismo de São Pio X, a doutrina católica "é a doutrina que Jesus Cristo Nosso Senhor nos ensinou, para nos mostrar o caminho da salvação" e da vida eterna [12]. "As partes principais e mais necessárias da Doutrina [...] são quatro: o Credo, o Pai-Nosso, os Mandamentos e os Sacramentos" [13][14].



A Igreja Católica acredita que todas as coisas que ela acredita foram sendo gradualmente reveladas por Deus através dos tempos (nomeadamente ao longo do Antigo Testamento), atingindo a sua plenitude e perfeição em Jesus Cristo (que anunciou definitivamente o Evangelho à humanidade) [15], que é considerado pelos católicos e cristãos como o Filho de Deus, o Messias e o Salvador do mundo e da humanidade [16][17].



Mas, a definição e compreensão da doutrina católica (que é baseada na Revelação divina) é progressiva, necessitando por isso do constante estudo e reflexão da Teologia, mas sempre fiel à Revelação e sempre orientada pelo Magistério da Igreja. A esta definição progressiva da doutrina dá-se o nome de desenvolvimento da doutrina [18]. Esta Revelação imutável e definitiva é transmitida pela Igreja sob a forma de Tradição [19]. A doutrina católica está expressa e resumida no Credo dos Apóstolos, no Credo Niceno-Constantinopolitano e também em variadíssimos documentos da Igreja, como por exemplo no Catecismo da Igreja Católica (CIC) e no seu Compêndio (CCIC) [20].



Dogmas e Santíssima TrindadeVer artigos principais: Dogmas da Igreja Católica e Santíssima Trindade.



Iluminura medieval com a representação clássica da Santíssima Trindade, sendo o homem mais velho o Pai, o mais novo (com uma cruz) o Filho e a pomba o Espírito Santo.Com os seus estudos teológicos, a Igreja vai-se gradualmente instituindo os seus dogmas, que é a base da sua doutrina, sendo o último dogma (o da Assunção da Virgem Maria) proclamado solenemente apenas em 1950, pelo Papa Pio XII. Para os católicos, um dos dogmas mais importantes é o da Santíssima Trindade, que, não violando o monoteísmo, professa que Deus é simultaneamente uno (porque, em essência, só existe um Deus) e trino (porque está pessoalizado em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que se estabelecem entre si uma comunhão perfeita). Estas 3 Pessoas eternas, apesar de possuirem a mesma natureza, "são realmente distintas" [21].



Logo, muitas vezes, certas actividades e atributos divinos são mais reconhecidas (mas não exclusivamente realizadas) em uma Pessoa do que em outra. Como por exemplo, a criação divina do mundo está mais associado a Deus Pai; a salvação do mundo a Jesus, o Filho de Deus; e a protecção, guia, purificação e santificação da Igreja ao Espírito Santo [21].



Jesus, a salvação e o Reino de DeusVer artigos principais: Jesus, Salvação e Reino de Deus.



A crucificação e morte redentora de Jesus faz parte da vontade de Deus Pai de salvar toda a Humanidade.Jesus Cristo é a figura central do Cristianismo, porque, por vontade de Deus Pai [22], ele encarnou-se (veio à Terra) para anunciar a salvação à humanidade inteira, "ou seja: para nos reconciliar a nós pecadores com Deus; para nos fazer conhecer o seu amor infinito; para ser o nosso modelo de santidade; para nos tornar «participantes da natureza divina» (2 Ped 1, 4)" [23]; e para "anunciar as boas novas do Reino de Deus" [24]. Santo Atanásio, um famoso Padre e Doutor da Igreja, afirmou que Jesus, "o Filho de Deus, Se fez homem, para nos fazer Deus", ou seja, para nos tornarmos santos como Deus [25].



O dogma cristológico ensina que Jesus é a encarnação do Verbo divino, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Messias, Salvador e Bom Pastor da Humanidade [26]. Ele é também «o Filho Unigénito de Deus» (1 Jo 2, 23), a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o único e verdadeiro Sumo Sacerdote [27] e Mediador entre os homens e Deus Pai, chegando mesmo a afirmar que "«Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim» (Jo 14, 6)" [28].



Nas suas muitas pregações, Jesus, ao anunciar o Evangelho, ensinou as bem-aventuranças e insistiu sempre «que o Reino de Deus está próximo» (Mt 10,7). Exortou também que quem quisesse fazer parte desse Reino teria de nascer de novo, de se arrepender dos seus pecados, de se converter e purificar. Jesus ensinava também que o poder, a graça e a misericórdia de Deus era maior que o pecado e todas as forças do mal, insistindo por isso que o arrependimento sincero dos pecados e a fé em Deus podem salvar os homens [29]. Este misterioso Reino, que só se irá realizar-se na sua plenitude no fim do mundo, está já presente na Terra através da Igreja, que é a sua semente. No Reino de Deus, o Mal será inexistente e os homens salvos e justos, após a ressurreição dos mortos e o fim do mundo, passarão a viver eternamente em Deus, com Deus e junto de Deus [30].



A doutrina católica professa também que a salvação do Homem deve-se, para além da graça divina, ao voluntário Sacrifício e Paixão de Jesus na cruz. Este supremo sacrifício deve-se à vontade e ao infinito amor de Deus, que quis salvar toda a humanidade [31][32]. Além disso, é também fundamental para a salvação a adesão livre do crente à fé em Jesus Cristo e aos Seus ensinamentos, porque a liberdade humana, como um dom divino, é respeitado por Deus, o nosso Criador [33][34].



Esta fé cristã "opera pela caridade" ou amor (Gal 5,6), por isso ela obriga o crente a converter-se e a levar uma vida de santificação. Este modo de viver obriga o católico a participar e receber os sacramentos e a "conhecer e fazer a vontade de Deus" [35]. Este último ponto é cumprido através, como por exemplo, da prática dos ensinamentos revelados (que se resumem nos mandamentos de amor ensinados por Jesus), das boas obras e também das regras de vida propostas pela Igreja Católica [14][36][37]. Estes mandamentos de amor consistem em amar a Deus acima de todas as coisas (Mt 22,37), amar ao próximo como a si mesmo (Mt 22,39) e amar uns aos outros como Eu vos amei (Jo 15,10). Estes ensinamentos radicais constituem por isso o resumo de "toda a Lei e os Profetas" do Antigo Testamento (Mt 22,40) [38]. No fundo, a vida de santificação proposta pela Igreja tem por finalidade e esperança últimas à salvação [39] e à implementação do Reino de Deus [30][40].



A Igreja ensina também que todos os não-católicos que, sem culpa própria, ignoram a Palavra de Deus e a Igreja Católica, mas que "procuram sinceramente Deus e, sob o influxo da graça, se esforçam por cumprir a sua vontade", podem conseguir a salvação [41].



EclesiologiaVer artigos principais: Igreja, Eclesiologia e Quatro marcas da Igreja.



A Igreja está alicerçada sobre o Apóstolo Pedro, a quem Cristo prometeu o Primado, ao afirmar que "sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" e que "dar-te-ei as chaves do Reino de Deus" (cf. Mt 16, 17-20).A Igreja Católica define-se pelas palavras do Credo Niceno-Constantinopolitano, como:



«una» porque nela subsiste a única instituição verdadeiramente fundada e encabeçada por Cristo para reunir o povo de Deus, porque ela tem como alma o Espírito Santo, que une todos os fiéis na comunhão em Cristo e porque ela tem uma só fé, uma só vida sacramental, uma única sucessão apostólica, uma comum esperança e a mesma caridade [42].

«santa» por causa da sua ligação única com Deus, o seu Autor, porque "o Espírito Santo vivificou-a com a caridade" e porque ela é a "Esposa de Cristo"; também porque ela, através dos sacramentos, tem por objectivo santificar, purificar e transformar os fiéis, reunindo-os todos para o seu caminho de santificação, cujo objectivo final é a salvação, que consiste na vida eterna, na realização final do Reino de Deus e na obtenção da santidade [43].

«católica» porque a Igreja é universal e está espalhada por toda a Terra; é portadora da integralidade e totalidade do depósito da fé; "leva e administra a plenitude dos meios" necessários para a salvação" (incluindo os sete sacramentos), dados por Jesus à sua Igreja; "é enviada em missão a todos os povos, em todos os tempos e qualquer que seja a cultura a que eles pertençam"; e nela está presente Cristo [44][45].

«apostólica» porque ela é fundamentada na doutrina dos Apóstolos cuja missão recebeu sem ruptura [46]. Segundo a Doutrina Católica, todos os Bispos da Igreja são sucessores dos Apóstolos e o Papa, Chefe da Igreja, é o sucessor de São Pedro ("Príncipe dos Apóstolos"), que é a pedra na qual Cristo edificou a sua Igreja.

Além disso, a Igreja, de entre os seus inúmeros nomes, também é conhecida por:



<> porque os católicos acreditam que a Igreja não é apenas uma simples instituição, mas um corpo místico constituído por Jesus, que é a Cabeça, e pelos fiéis, que são membros deste corpo único, inquebrável e divino. Este nome é assente também na fé de que os fiéis são unidos intimamente a Cristo, por meio do Espírito Santo, sobretudo no sacramento da Eucaristia [47]. A Igreja Católica acredita que os cristãos não-católicos também pertencem, apesar de um modo imperfeito, ao Corpo Místico, visto que tornaram-se uma parte inseparável d'Ele através do Baptismo - constituindo assim numas das bases do ecumenismo actual. Ela defende também que muitos elementos de santificação e de verdade estão também presentes nas Igrejas e comunidades cristãs que não estão em plena comunhão com o Papa [48].

<> porque o próprio Cristo "Se definiu como o «Esposo» (Mc 2,19) que amou a Igreja, unindo-a a Si por uma Aliança eterna. Ele entregou-se a Si mesmo por ela, para a purificar com o Seu sangue, «para a tornar santa» (Ef 5,26) e fazer dela mãe fecunda de todos os filhos de Deus" [49].

<> porque o Espírito Santo reside na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, e estabelece entre os fiéis e Jesus Cristo uma comunhão íntima, tornando-os unidos num só Corpo. Para além disso, Ele guia, toma conta e "edifica a Igreja na caridade com a Palavra de Deus, os sacramentos, as virtudes e os carismas" [50].

Divergências com as outras Igrejas cristãsVer artigos principais: A doutrina católica e a das outras Igrejas cristãs.

A doutrina da Igreja Ortodoxa é bastante parecida com a da Igreja Católica. As únicas diferenças significativas dizem respeito ao filioque, ao entendimento um pouco divergente da salvação e do arrependimento e principalmente à compreensão do papel e função do Papa na Igreja, que para os ortodoxos não tem jurisdição sobre as outras Igrejas nem é revestido de infalibilidade quando fala ex cathedra.



Em relação às Igrejas protestantes, as diferenças mais significativas dizem respeito à doutrina da Eucaristia, dos outros sacramentos (a maioria dos protestantes só professam o Baptismo e a Eucaristia), à existência do purgatório, à composição do Cânone das Escrituras e ao culto de veneração à Virgem Maria e aos santos. Há também diferenças importantes na doutrina do pecado original e da graça, na necessidade e natureza da penitência e no modo de obter a redenção, com os protestantes a defenderem que a salvação só se atinge apenas através da fé (sola fide), em detrimento da crença católica que a fé deve ser expressa também através das boas obras. Esta divergência levou a um conflito sobre a doutrina da justificação, mas o diálogo ecuménico moderno levou a alguns consensos entre os católicos e os luteranos, através da Declaração Conjunta Sobre a Doutrina da Justificação, bem como com os anglicanos e outros.



Nas últimas décadas milhares de grupos religiosos têm sido fundados visando atrair sobre si o título de verdadeira e única Igreja de Cristo. A Igreja Católica também reclama para si tal título, alegando que o apóstolo São Pedro foi instituido primeiro Papa pelo próprio Jesus Cristo, tomando como base uma interpretação livre, mas questionável, da Bíblia Sagrada, uma que vez que este livro foi compilado na Igreja Católica.



Dez Mandamentos e a MoralVer artigos principais: Dez Mandamentos e Teologia moral católica.

Existem várias representações dos Dez Mandamentos, que é a base e o mínimo fundamental da Lei moral (ou Lei de Deus), devido à diversidade de traduções existentes. A mais utilizada é aquela ensinada actualmente na catequese de língua portuguesa da Igreja Católica:



1º Amar a Deus sobre todas as coisas.

2º Não invocar o Santo Nome de Deus em vão.

3º Guardar domingos e festas de guarda.

4º Honrar pai e mãe.

5º Não matar.

6º Guardar castidade nas palavras e nas obras.

7º Não roubar.

8º Não levantar falsos testemunhos.

9º Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.

10º Não cobiçar as coisas alheias.

Para os católicos, eles são de observância e cumprimento obrigatórios, porque "enuncia deveres fundamentais do homem para com Deus e para com o próximo" e dão a conhecer também a vontade divina sobre a conduta moral dos homens [51].



SacramentosVer artigo principal: Sacramentos católicos



Baptismo de uma meninaDentro da fé católica, os sacramentos, que a Igreja acredita serem instituídas por Jesus, são gestos e palavras de Cristo que concedem e comunicam a graça santificadora sobre quem os recebe. Sobre os sacramentos, São Leão Magno diz: "«o que era visível no nosso Salvador passou para os seus sacramentos»" [52].



Ao celebrá-los, a Igreja Católica alimenta, exprime e fortifica a sua fé, sendo por isso os sacramentos uma parte integrante e inalienável da vida de cada católico e fundamentais para a sua salvação. Isto porque eles conferem ao crente a graça divina, os dons do Espírito Santo, "o perdão dos pecados, [...] a conformação a Cristo Senhor e a pertença à Igreja", que o torna capaz "de viver a vida nova de filhos de Deus em Cristo acolhido com a fé". Daí a grande importância dos sacramentos na liturgia católica [53]. Ao todo, a Igreja Católica tem sete sacramentos:



Baptismo é dado às criança e a convertidos adultos que não tenham sido antes baptizados validamente (o baptismo da maior parte das igrejas cristãs é considerado válido pela Igreja Católica, contanto que seja feito pela fórmulta: "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". A rigor, todo cristão pode, nessa fórmula, batizar validamente alguém, nomeadamente em situações urgentes. Entretanto, o baptismo será ilícito, devendo o baptizado ser levado na presença de um sacerdote, para que complete os rituais do sacramento, como a unção com o Crisma e com o óleo dos catecúmenos).

Confissão, Penitência ou Reconciliação envolve a admissão de pecados perante um padre e o recebimento de penitências (tarefas a desempenhar a fim de alcançar a absolvição ou o perdão de Deus).

Eucaristia (Comunhão) é o sacramento mais importante da Igreja porque ela relembra e renova o mistério pascal de Cristo, actualizando e renovando assim a salvação da humanidade [54]. Por isso, recebe também o nome de Santíssimo Sacramento. Este sacramento está associado também à transubstanciação, que é a crença de que, após a consagração, o pão e o vinho oferecidos e consagrados se tornam realmente o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, sob as aparências de pão e vinho.

Na Confirmação ou Crisma, o Espírito Santo, que é recebido no baptismo é "fortalecido e aprofundado" [55] através da imposição de mãos e da unção com santo óleo do Crisma. Na maior parte das igrejas de Rito latino, este sacramento é presidido por um bispo e tem lugar no início da idade adulta (na maioria das vezes, quando se completam 15 anos). Nas Igrejas Católicas Orientais o sacramento do Crisma é geralmente executado por um padre imediatamente depois do baptismo.

Sagrado matrimónio é o sacramento que valida, diante de Deus, a união de um homem e uma mulher, constituindo assim uma família. Segundo a tradição católica, com base no Evangelho de São Marcos, o casamento é indissolúvel. Só é permitido um segundo casamento no caso da morte de um dos cônjuges ou em situações especias de nulidade do casamento.

As Ordens Sagradas recebem-se ao entrar para o clero, através da consagração das mãos com o santo óleo do Crisma e, no rito latino (ou ocidental), envolvem um voto de castidade enquanto que nos ritos orientais, os homens casados são admitidos como padres diocesanos, mas não como bispos ou padres monásticos. Em raras ocasiões, permitiu-se que padres casados que se converteram a partir de outros grupos cristãos fossem ordenados no rito ocidental. No rito ocidental, os homens casados podem ser ordenados diáconos permanentes, mas não podem voltar a casar se a esposa morrer ou se for declarada a nulidade do casamento. O sacramento das Ordens Sagradas é dado em três graus: o do diácono (desde o Concílio Vaticano II um diácono permanente pode ser casado antes de se tornar diácono), o de sacerdote e o de bispo.

A Unção dos enfermos era conhecida como "extrema unção" ou "último sacramento". Envolve a unção de um doente com um óleo sagrado dos enfermos, abençoado especificamente para esse fim. Já não está limitada aos doentes graves e aos moribundos, mas a Igreja recomenda esse sacramento e o viático para a hora da morte.

Cinco Mandamentos da Igreja CatólicaOs cinco mandamentos ou preceitos da Igreja Católica (não confundir com os Dez Mandamentos da Lei de Deus), na sua forma atual, foram promulgados em 2005 pelo Papa Bento XVI, quando suprimiu o termo "dízimos" do quinto mandamento (pagar dízimos conforme o costume), cujo sentido real era, obviamente, uma contribuição segundo as possibilidades de cada um, e não uma taxação ou imposto sobre os rendimentos.



Os cinco mandamentos ou preceitos da Igreja são:[56]



1.Participar na Missa, aos domingos e festas de guarda e abster-se de trabalhos e actividades que impeçam a santificação desses dias.

Os dias santos de guarda ou preceito que podem não ser no domingo são dez:[57] [nota 1]

1 de Janeiro - Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus;

6 de Janeiro - Epifania

19 de Março - Solenidade de São José

Ascensão de Jesus (data variável - quinta-feira da sexta semana da Páscoa)

Corpus Christi (data variável - 1ª quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade)

29 de Junho - Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.

15 de Agosto - Assunção de Maria

1 de Novembro - Dia de Todos-os-Santos

8 de Dezembro - Imaculada Conceição de Maria

25 de Dezembro - Natal

2.Confessar os pecados ao menos uma vez cada ano.

3.Comungar o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa.

4.Guardar a abstinência e jejuar nos dias determinados pela Igreja:

Dias de jejum: Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa.[58]

Dias de abstinência de carne ou de qualquer outra comida determinada pela conferência episcopal: todas as sextas-feiras, principalmente as da Quaresma, a não ser que uma solenidade seja numa sexta-feira.[58]

5.Contribuir para as necessidades materiais da Igreja, segundo as possibilidades.

Estrutura e CargosVer artigo principal: Hierarquia católica



Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano.

Bento XVI, o actual Papa e sucessor do Apóstolo São Pedro.A Igreja Católica tem uma estrutura altamente hierarquizada, sendo o seu Chefe o Papa. A expressão "Santa Sé" significa o conjunto do Papa e dos dicastérios da Cúria Romana, que o ajudam no governo de toda a Igreja.



A Igreja tem uma estrutura hierárquica de títulos que são, em ordem descendente:



Papa, que é o Sumo Pontífice e chefe da Igreja Católica, o guardador da integridade e totalidade do depósito da fé, o Vigário de Cristo na Terra, o Bispo de Roma e o possuidor do Pastoreio de todos os cristãos, concedido por Jesus Cristo a São Pedro e, consequentemente, a todos os Papas. Esta autoridade papal (Jurisdição Universal) vem da fé de que ele é o sucessor directo do Apóstolo São Pedro [59]. Na Igreja latina e em algumas das orientais, só o Papa pode designar os membros da Hierarquia da Igreja acima do nível de presbítero. Aos Papas atribui-se infalibilidade, desde o Concílio Vaticano I, em 1870. Por essa prerrogativa, as decisões papais em questões de fé e costumes (moral) são infalíveis.[60] Todos os membros da hierarquia respondem perante o Papa e a sua corte papal, chamada de Cúria Romana.

Cardeais são os conselheiros e os colaboradores mais íntimos do Papa, sendo todos eles bispos (alguns só são titulares). Aliás, o próprio Papa é eleito, de forma vitalícia (a abdicação é rara, porque já não acontecia desde a Idade Média) pelo Colégio dos Cardeais. A cada cardeal é atribuída uma igreja ou capela (e daí a classificação em cardeal-bispo, cardeal-presbítero e cardeal-diácono) em Roma para fazer dele membro do clero da cidade. Muitos dos cardeais servem na Cúria, que assiste o Papa na administração da Igreja. Todos os cardeais que não são residentes em Roma são bispos diocesanos.

Patriarcas são normalmente títulos possuídos por alguns líderes das Igrejas Católicas Orientais sui juris. Estes patriarcas orientais, que ao todo são seis, são eleitos pelos seus respectivos Sínodos e depois reconhecidos pelo Papa. Mas alguns dos grandes prelados da Igreja Latina, como o Patriarca de Lisboa e o Patriarca de Veneza, receberam também o título de Patriarca, apesar de ser apenas honorífico e não lhes conferirem poderes adicionais.

Arcebispos (Metropolita ou Titular) são bispos que, na maioria dos casos, estão à frente das arquidioceses. Se a sua arquidiocese for a sede de uma província eclesiástica, eles normalmente têm também poderes de supervisão e jurisdição limitada sobre as dioceses (chamadas sufragâneas) que fazem parte da respectiva província eclesiástica.

Bispos (Diocesano, Titular e Emérito) são os sucessores directos dos doze Apóstolos. Receberam o todo do sacramento da Ordem, o que lhe confere, na maioria dos casos, jurisdição completa sobre os fiéis da sua diocese.

Presbíteros ou Padres são os colaboradores dos bispos e só têm um nível de jurisdição parcial sobre os fiéis. Alguns deles lideram as paróquias da sua diocese.

Monsenhor é um título honorário para um presbítero, que não dá quaisquer poderes sacramentais adicionais.

Diáconos são os auxiliares dos presbíteros e bispos e possuem o primeiro grau do Sacramento da Ordem. São ordenados não para o sacerdócio, mas para o serviço da caridade, da proclamação da Palavra de Deus e da liturgia. Apesar disso, eles não consagram a hóstia (parte central da Missa) e não administram a Unção dos enfermos e a Reconciliação.

Todos os ministros sagrados supra-mencionados fazem parte do clero. A Igreja acredita que os seus clérigos são "ícones de Cristo" [61], logo todos eles são homens, porque os doze Apóstolos são todos homens e Jesus, na sua forma humana, também é homem [62]. Mas isto não quer dizer que o papel da mulher na Igreja seja menos importante, mas apenas diferente [63]. Exceptuando em casos referentes aos diáconos e a padres ordenados pelas Igrejas orientais, todo o clero católico é celibatário [64]. Os clérigos são importantes porque efectuam exclusivamente determinadas tarefas, como a celebração da Missa e dos sacramentos.



Existem ainda funções menores: Leitor, Ministro Extraordinário da Comunhão eucarística, Ministro da Palavra e Acólito. Estas funções tomados em conjunto não fazem parte do clero, pois são conferidas aos leigos, uma vez que, para entrar para o sacerdócio, é preciso ao católico receber o sacramento da Ordem. Desde o Concílio Vaticano II, os leigos tornaram-se cada vez mais importantes no seio da vida eclesial e gozam de igualdade em relação ao clero, em termos de dignidade, mas não de funções [65].



Dentro da Igreja, existem um grupo de leigos ou de clérigos que decidiram tomar uma vida consagrada e normalmente agrupam-se em ordens religiosas, congregações religiosas ou em institutos seculares, existindo porém aqueles que vivem isoladamente ou até junto dos não-consagrados. Estes movimentos apostólicos têm a sua própria hierarquia e títulos específicos.



Culto e preceVer artigos principais: Culto cristão e Oração.



Procissão de Nosso Senhor dos Passos: uma das inúmeras expressões de piedade popular.Na Igreja Católica, para além do culto de adoração a Deus (latria), existe também o culto de veneração aos Santos (dulia) e à Virgem Maria (hiperdulia). Estes dois cultos, sendo a latria mais importante, são muito diferentes, mas ambos são expressos através da liturgia, que é o culto oficial e público da Igreja, e também através da piedade popular, que é o culto privado dos fiéis [66][67].



Dentro da liturgia, destaca-se a Missa (de frequência obrigatória aos Domingos e festas de guarda) e a Liturgia das Horas; enquanto que na piedade popular, destacam-se indubitavelmente as devoções e as orações quotidianas. Apesar de a piedade popular ser de certo modo facultativa, ela é muito importante para o crescimento espiritual dos católicos [66][67]. As principais devoções católicas são expressas em "fórmulas de orações" a Deus (Pai, Filho e Espírito Santo), à Virgem Maria e aos Santos (novenas, trezena, Santo Rosário...); em "peregrinações aos luga­res sagrados"; na veneração de medalhas, estátuas, relíquias e imagens sagradas e bentas de Cristo, dos Santos e da Virgem Maria; em procissões; e em outros "costumes populares" [68].



LiturgiaVer artigos principais: Liturgia católica, Missa e Liturgia das Horas.

O ato de prece mais importante na Igreja Católica é, sem dúvida, a liturgia Eucarística, normalmente chamada de Missa. A liturgia, que é centrada na missa, é a celebração oficial e pública do "Mistério de Cristo e em particular do seu Mistério Pascal". Através dela, "Cristo continua na sua Igreja, com ela e por meio dela, a obra da nossa redenção" [69]. Esta "presença e actuação de Jesus" são assegurados eficazmente pelos sete sacramentos [66][67], com particular para a Eucaristia, que renova e perpetua "o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao regresso" de Jesus. Por isso, toda a missa centra-se na Eucaristia, porque ela "é fonte e cume da vida cristã" e nela "a acção santificadora de Deus em nosso favor e o nosso culto para com Ele" atingem o cume [70].



Jesus, como Cabeça, celebra a liturgia com os membros do seu Corpo, ou seja, com a sua "Igreja celeste e terrestre", constituída por santos e pecadores, por habitantes da Terra e do Céu [69][71]. Cada membro da Igreja terrestre celebra e actua na liturgia "segundo a sua própria função, na unidade do Espírito Santo: os baptizados oferecem-se em sacrifício espiritual [...]; os Bispos e os presbíteros agem na pessoa de Cristo Cabeça", representando-O no altar. Daí que só os clérigos (exceptuando os diáconos) é que podem celebrar e conduzir a Missa, nomeadamente a consagração da hóstia [72]. Apesar de celebrar o único Mistério de Cristo, a Igreja possui muitas tradições litúrgicas diferentes, devido ao seu encontro, sempre fiel à Tradição católica, com os vários povos e culturas. Isto constitui uma das razões pela existência das 23 Igrejas sui juris que compõem a Igreja Católica [73].



A missa é celebrada todos os domingos; no entanto, os católicos podem cumprir as suas obrigações dominicais se forem à missa no sábado. Os católicos devem também ir à missa em cerca de dez dias adicionais por ano, chamados de Dias Santos de Obrigação. Missas adicionais podem ser celebradas em qualquer dia do ano litúrgico, excepto na Sexta-feira Santa, pois neste dia não se celebra a Missa em nenhuma igreja católica do mundo. Muitas igrejas têm missas diárias. A missa é composta por duas partes principais: a Liturgia da Palavra e a Liturgia da Eucaristia. Durante a Liturgia da Palavra, são lidas em voz alta uma ou mais passagens da Bíblia, acto desempenhado por um Leitor (um leigo da igreja) e pelo padre ou diácono (que lêem sempre as leituras do Evangelho). Depois de concluídas as leituras, é feita a homilia por um clérigo. Nas missas rezadas aos domingos e dias de festa, é professado por todos os católicos presentes o Credo, que afirma as crenças ortodoxas (ou seja, oficiais) do catolicismo. A Liturgia da Eucaristia inclui a oferta de pão e vinho, a Prece Eucarística, durante a qual o pão e o vinho se transformam no Corpo e Sangue de Cristo, e a procissão da comunhão.



Além da missa, a Liturgia das Horas também é extremamente importante na vida eclesial, porque ela é a oração pública e comunitária oficial da Igreja Católica. Esta oração consiste basicamente na oração quotidiana em diversos momentos do dia, através de Salmos e cânticos, da leitura de passagens bíblicas e da elevação de preces a Deus. Com essa oração, a Igreja procura cumprir o mandato que recebeu de Cristo, de orar incessantemente, louvando a Deus e pedindo-Lhe por si e por todos os homens. A Liturgia das Horas, que é uma antecipacão para a celebração eucarística, não exclui, mas requer de maneira complementar, as diversas devoções católicas, particularmente a adoração e o culto do Santíssimo Sacramento.



Organização por regiãoVer artigos principais: Igreja particular e Circunscrição eclesiástica.

A unidade geográfica e organizacional fundamental da Igreja Católica é a diocese (chamada eparquia nas Igrejas orientais católicas). Estas correspondem geralmente a uma área geográfica definida, centrada numa cidade principal, e é chefiada por um bispo. A igreja central de uma diocese recebe o nome de catedral, que deriva do termo cátedra (ou cadeira do bispo), que é um dos símbolos principais do seu cargo episcopal. Dentro da diocese ou eparquia, o bispo (ou eparca) exerce aquilo que é conhecido como poder ordinário, ou seja, autoridade própria, não delegada por outra pessoa. Embora o Papa nomeie bispos e avalie o seu desempenho, e exista uma série de outras instituições que governam ou supervisionam certas actividades eclesiásticas, um bispo tem uma autonomia relativamente grande na administração de uma diocese ou eparquia. Algumas dioceses ou eparquias, geralmente centradas em cidades grandes e importantes, são chamadas arquidioceses ou arquieparquias e são chefiadas por um arcebispo. Em grandes dioceses (ou eparquias) e arquidioceses (ou arquieparquias), o bispo é frequentemente assistido por bispos auxiliares, bispos integrais e membros do Colégio dos Bispos não designados para chefiá-las. Arcebispos, bispos sufragários ou diocesanos (designação frequentemente abreviada simplesmente para "bispos"), e bispos auxiliares, são igualmente bispos; os títulos diferentes indicam apenas que tipo de unidade eclesiástica chefiam. Muitos países têm vicariatos que apoiam as suas forças armadas, chamados normalmente de Ordinariato Militar, e são governados por bispos.



Quase todas as dioceses ou eparquias estão organizadas em grupos conhecidos como províncias eclesiásticas, cada uma das quais é chefiada por um arcebispo metropolitano. Logo, estes arcebispos exercem uma jurisdição e supervisão limitada sobre as dioceses que fazem parte da sua província eclesiástica. Existem também as conferências episcopais, geralmente constituídas por todas as dioceses de um determinado país ou grupo de países. Estes grupos lidam com um vasto conjunto de assuntos comuns, incluindo a supervisão de textos e práticas litúrgicas para os grupos culturais e linguísticos da área, e as relações com os governos locais. Porém, a autoridade destas conferências para restringir as actividades de bispos individuais é limitada. As conferências episcopais começaram a surgir no princípio do século XX e foram oficialmente reconhecidas no documento Christus Dominus, do Concílio Vaticano II.



As dioceses ou eparquias são subdivididas em distritos locais chamados paróquias. Todos os católicos devem frequentar e sustentar a sua igreja paroquiana local. Ao mesmo tempo que a Igreja Católica desenvolveu um sistema elaborado de governo global, o catolicismo, no dia a dia, é vivido na comunidade local, unida em prece na sua paróquia. As paróquias são em grande medida autossuficientes e são administradas por um presbítero (o pároco); uma igreja, frequentemente situada numa comunidade pobre ou em crescimento, que é sustentada por uma diocese, é chamada de "missão".



Para além da sua vasta hierarquia, a Igreja Católica sustenta muitos grupos de monges e frades, não necessariamente ordenados, e religiosas que vivem vidas consagradas, especialmente devotadas a servir a Deus. São pessoas que se juntaram sob um determinado sistema e regra a fim de atingir a perfeita comunhão com Deus. Os membros de algumas ordens religiosas são semi-independentes das dioceses a que pertencem; o superior religioso da ordem exerce jurisdição ordinária sobre eles.



Igrejas sui juris e seus ritos litúrgicosVer artigo principal: Igreja particular sui juris

A Igreja Católica é actualmente constituída por 23 Igrejas autônomas sui juris, todas elas em comunhão completa e subordinadas ao Papa. A maior de todas elas é a Igreja Católica Latina. As restantes 22 Igrejas sui juris, conhecidas colectivamente como "Igrejas Católicas do Oriente", são governadas por um hierarca que pode ser um Patriarca, um Arcebispo maior ou um Metropolita. A Cúria Romana administra quer a Igreja Latina, quer (de maneira mais limitada) as Igrejas orientais. Devido a este sistema, é possível que um católico esteja em comunhão completa com o Pontífice de Roma sem ser um católico latino.



As Igrejas sui iuris ou sui juris utilizam uma das seis tradições litúrgicas tradicionais (que emanam de Sés tradicionais de importância histórica), chamadas de ritos. Os ritos litúrgicos principais são o Romano, o Bizantino, o de Antioquia, o Alexandrino, o Caldeu e o Arménio. O Rito Romano, que predomina na Igreja Latina, é por isso dominante em grande parte do mundo, e é usado pela vasta maioria dos católicos (cerca de 98%); mas mesmo na Igreja Latina existem ainda outros ritos litúrgicos menores, em particular o Rito Ambrosiano, o Rito Bracarense e o Rito Moçárabe). Antigamente havia muitos outros ritos litúrgicos ocidentais, que foram substituídos pelo Rito Romano pelas reformas litúrgicas do Concílio de Trento.



Historicamente, a forma da Missa usada no Rito Romano de 1570 até 1970 (a "Missa Tridentina") era conduzido, na maioria dos países, inteiramente em Latim eclesiástico. Porém, o Concílio Vaticano II (1962-1965) promulgou uma grande revisão do Missal Romano, que agora é celebrada com o padre a voltar para a assembleia (ou o povo), ficando entre eles o altar, e em todos os países na sua língua vernacular (local), além do Latim. Mas, devido às pressões dos católicos tradicionalistas, a partir de 7 de Julho de 2007, através da carta apostólica "Summorum Pontificum", o Papa Bento XVI autorizou os padres a celebrar novamente a Missa Tridentina em latim a pedido dos fiéis.



O serviço correspondente das Igrejas Católicas Orientais, a Divina Liturgia, é conduzido em várias línguas antigas e modernas, segundo o rito e a Igreja: as Igrejas de Rito Bizantino usam o grego, o eslavo eclesiástico, o árabe, o romeno, o georgiano e outras; as igrejas de Ritos Antioquiano e Caldeu usam o siríaco e o árabe; a Igreja de Rito Arménio usa o arménio; e as Igrejas de tradição alexandrina usam o copta e o ge'ez.



Actualmente, a esmagadora maioria dos católicos são de rito latino. Os católicos orientais totalizam somente 16 milhões [74].



ListaNa lista que se segue, encontra-se enumeradas as 23 Igrejas católicas sui juris, os seus respectivos ritos litúrgicos e a sua respectiva data de fundação (ou de comunhão com a Santa Sé). Esta lista baseia-se no Anuário Pontifício da Santa Sé, presente neste website.









Ritos Ocidentais

São utilizados pela Igreja Católica Latina. Existem vários ritos litúrgicos ocidentais, sendo o mais utilizado o Rito Romano.





Rito Romano (a anterior forma deste rito litúrgico - a Missa tridentina - é permitida como uma "forma extraordinária")

Uso Anglicano (uma variante do rito romano)

Rito Ambrosiano

Rito Bracarense

Rito Galicano

Rito Moçárabe

Rito dos Cartuxos







Rito Bizantino

É utilizado pelas seguintes Igrejas:



Igreja Greco-Católica Melquita (1726)

Igreja Católica Bizantina Grega (1829)

Igreja Greco-Católica Ucraniana (1595)

Igreja Católica Bizantina Rutena (1646)

Igreja Católica Bizantina Eslovaca (1646)

Igreja Católica Búlgara (1861)

Igreja Greco-Católica Croata (1611)

Igreja Greco-Católica Macedónica (1918)

Igreja Católica Bizantina Húngara (1646)

Igreja Greco-Católica Romena unida com Roma (1697)

Igreja Católica Ítalo-Albanesa (esteve sempre em comunhão com a Igreja Católica)

Igreja Católica Bizantina Russa (1905)

Igreja Católica Bizantina Albanesa (1628)

Igreja Católica Bizantina Bielorrussa (1596)







Ritos de Antioquia

São utilizados pelas seguintes Igrejas:



Igreja Maronita (união oficial reafirmado em 1182)

Igreja Católica Siro-Malancar (1930)

Igreja Católica Siríaca (1781)







Ritos da Síria oriental (ou da Caldeia)

São utilizados pelas seguintes Igrejas:



Igreja Católica Caldeia (1692)

Igreja Católica Siro-Malabar (1599)







Rito Arménio

É utilizado pela Igreja Católica Arménia (1742)





Ritos de Alexandria

São utilizados pelas seguintes Igrejas:



Igreja Católica Copta (1741)

Igreja Católica Etíope (1846)

Igreja Católica no mundo contemporâneo Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde junho de 2009).

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus





Mapa mostrando a percentagem de fiéis católicos em relação à população de cada país.Na sociedade ocidental, mas não ao nível mundial, a Igreja Católica, como muitas outras denominações cristãs, assistiu a um rápido declínio na sua influência global no fim do século XX. Crenças doutrinárias rígidas em matérias relacionadas com a sexualidade humana são pouco atraentes num mundo ocidental secularizado onde a diversidade de práticas sexuais e a igualdade dos sexos são norma. A Igreja Católica Apostólica Romana, anteriormente influente nesta parte do globo terrestre, perdeu muita da sua influência, principalmente em lugares onde em tempos desempenhou um papel de primeira importância, como o Quebec, a Irlanda ou a Espanha. A generalidade população abraçou a ideia do secularismo e tentou diminuir a influência da Igreja na sociedade. Ao mesmo tempo, no entanto, o Catolicismo, principalmente o latino, vem experimentando uma dramática adesão em África e em partes da Ásia. Ao passo que em tempos os missionários católicos romanos oriundos do Ocidente serviam como padres em igrejas africanas, em finais do século XX havia um número crescente de países ocidentais que já recrutavam padres africanos para contrabalançar a redução nas suas próprias vocações.



Críticas e controvérsiasVer artigo principal: Críticas à Igreja Católica



Martinho Lutero, um grande crítico da Igreja Católica e o Pai da Reforma Protestante [75].A Igreja Católica, é uma das instituições mais antigas do mundo contemporâneo. Simultaneamente, ela é uma das mais controversas, porque ela "revela-se muitas vezes [...] em oposição ao que parece ser o conhecimento vulgar dos nossos tempos" e porque ela insiste sempre que "a fé envolve verdades, que essas verdades envolvem obrigações e que essas obrigações exigem certas escolhas". Por essa razão, a Igreja Católica, "vista do exterior, [...] pode parecer de vistas curtas, mal humorada e atormentadora - o pregador azedo de um infinito rosário de proibições" [76].



Historicamente, as críticas à Igreja Católica já tiveram muitas formas e partiram de diversos pressupostos ao longo das gerações. Algumas vezes essas críticas tiveram grandes consequências, como as contestações morais e teológicas de Martinho Lutero no século XVI, que levaram ao nascimento do protestantismo [75].



Atualmente, as críticas são frequentemente dirigidas, como por exemplo, à hiperdulia, à dulia, à ética católica sobre o casamento (que não aceita o divórcio), sobre a Vida (que não aceita o aborto, a eutanásia, o uso de contraceptivos artificiais e a utilização de células-tronco embrionárias para fins científicos) e sobre a sexualidade (que não aceita o sexo pré-marital, a homossexualidade e o uso de preservativos). Estas questões ético-morais continuam a gerar muitas polémicas e controvérsias [77][78][79]. As acções escandalosas e imorais, que vão contra a doutrina católica, praticadas por certos membros e clérigos católicos (ex: abuso sexual de menores por membros da Igreja Católica) reforçaram as críticas referentes ao modo como essa doutrina trata a sexualidade e a moralidade em geral.[80][81][82]



Nos tempos modernos, a própria crença em Deus e as inúmeras regras ético-morais da Igreja são também duramente criticadas como sendo obstáculos para a verdadeira libertação, progresso e realização do Homem. A origem da Igreja e da Bíblia, a vida de Jesus (com particular destaque às teorias sobre Maria Madalena [83]) e a paradoxal compatibilidade entre a existência de Deus e a existência do mal e do sofrimento são também questionadas [79]. Recentemente, a questão teológica da "unicidade e universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja [Católica]" [84] e a definição teológica de que a Igreja Católica é a única Igreja de Cristo [85] continuam a suscitar várias polémicas e desentendimentos [86]. Apesar destas duas crenças, a doutrina católica nunca negou a salvação aos não-católicos.



Questões mais disciplinares da Igreja, como a hierarquia católica, o celibato clerical e a proibição da ordenação sacerdotal às mulheres são também temas muito debatidos na actualidade [79]. Outras controvérsias que a Igreja está ou esteve metida incluem o mediático e actual caso do abuso sexual das crianças por padres [87], as históricas acções opressoras e violentas das Cruzadas e da Inquisição (que perseguiu os hereges, os judeus e alguns cientistas), o seu suposto envolvimento com os regimes não-democráticos e as acções "desatinadas" de alguns missionários católicos durante o período colonial na África, na Ásia e na América [88].





Galileu Galilei, um dos símbolos do confronto entre a Igreja Católica e a Ciência.A relação entre a Igreja e a Ciência não foi fácil e está recheada de controvérsias passadas e já resolvidas, como a questão da perseguição de certos cientistas e teorias (ex: os casos famosos de Galileu Galilei e do evolucionismo darwiniano). Apesar de a Igreja defender, a partir do século XX, uma reconciliação com a Ciência [88] (aceitando, como por exemplo, a possível veracidade das teorias do Big-Bang e do evolucionismo [89]), ambas as partes continuam a discordarem-se em questões mais teológicas relacionadas com a infalibilidade e a autenticidade da Revelação divina contida nas Escrituras e na Tradição oral; com a negação da existência de Deus e da alma (e da sua imortalidade); com os momentos exactos do princípio e do fim da vida humana; e com as implicações éticas da clonagem, da contracepção ou fertilização artificiais, da manipulação genética e do uso de células-tronco embrionárias na investigação científica [90][91].



Algumas das controvérsias já actualmente resolvidas foram, em parte, solucionadas através do reconhecimento por parte da Igreja Católica de que erros graves foram cometidos pelos seus membros. No Jubileu do ano 2000, a Igreja pediu perdão pelos actos que considerou errados cometidos pelos seus membros [88].



Ver tambémDoutrina da Igreja Católica

Teologia católica

Igreja Católica e Ciência

Catecismo da Igreja Católica

Igreja Católica Apostólica Romana no mundo

Colégio de Cardeais

Concílio Vaticano II

Cúria Romana

Dogmas da Igreja Católica

Doutrina Social da Igreja

História da Igreja Católica Apostólica Romana

Lista sucessória dos Papas

Nunciatura apostólica

Denominações cristãs

Papa

Santa Sé

Sucessão Apostólica

Igrejas católicas não em comunhão com Roma

Associação Patriótica Católica Chinesa

Abuso sexual de menores por membros da Igreja Católica

Igreja Católica Apostólica Brasileira

Notas1.↑ Porém, nem todos os países e dioceses festejam e guardam estes dez dias de preceito, porque, "com a prévia aprovação da Sé Apostólica, [...] a Conferência Episcopal pode suprimir algumas das festas de preceito ou transferi-los para um domingo".[57] Além destes dez dias, existe também outras festas e solenidades (ex: Páscoa, Pentecostes, etc.) que são dias de preceito, porém elas calham sempre num domingo, que já é o dia semanal de preceito obrigatório.

Referências1.↑ Pio XI, Divini illius Magistri, Pio XII, Humani generis, 27, João Paulo II, audiência geral do 26 de junho de 1985

2.↑ Hierarquia na Igreja Católica, Nota do CONIC esclarece pontos sobre a "DOMINUS IESUS", Igreja cristã passou por várias divisões através da história, INEP, A educação nos documentos da Igreja Católica Apostólica Romana e ...

3.↑ August Franzen, Kleine Kirchengeschichte Neubearbeitung, Herder,Freiburg,1988, p.11

4.↑ a b Barry, Rev. Msgr. John F. One Faith, One Lord: A Study of Basic Catholic Belief. Pág.:50–51, 98–99.. [S.l.]: Gerard F. Baumbach, Ed.D, 2001..

5.↑ O Annuarium Statisticum Ecclesiae (ISBN 978-88-209-7928-7) indica 1.114.966.000 como número total dos fiéis registrados no último dia de 2005.

6.↑ Number of Catholics and Priests Rises. Zenit News Agency (2007-02-12). Página visitada em 2008-02-21.

7.↑ Marty, Martin E., Chadwick, Henry, Pelikan, Jaroslav Jan. "Christianity" in the Encyclopædia Britannica Millennium Edition. [S.l.]: Encyclopædia Britannica Inc., 2000.

8.↑ Igrejas Católicas Orientais (em português). Página visitada em 5 de Junho de 2009.

9.↑ Lista das Igrejas sui iuris (em português). Paróquia Melquita de Nossa Senhora do Líbano (Fortaleza, Brasil). Página visitada em 5 de Junho de 2009. Nota: não confundir entre "Rito" no sentido de Igreja particular sui iuris (ou sui juris) e "rito" no sentido de rito litúrgico; e a "Igreja Iugoslava Católica" deve ler-se "Eparquia Greco-Católica de Križevci".

10.↑ IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 1202 e 1203 p. ISBN 972-603-208-3

11.↑ Orlandis, A Short History of the Catholic Church (1993), preface

12.↑ SÃO PIO X. Catecismo de São Pio X (PDF; n. 4) (em português). Diocese de Braga. Página visitada em 3 de Junho de 2009.

13.↑ Ibidem, n. 10

14.↑ a b Da Doutrina Cristã - Catecismo de São Pio X (em português). Sociedade Católica. Página visitada em 3 de Junho de 2009.

15.↑ IGREJA CATÓLICA. Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 8 e 9 p. ISBN 972-603-349-7

16.↑ Ibidem, n. 87

17.↑ Ibidem, n. 82

18.↑ O Desenvolvimento da Doutrina (em português). Veritatis Splendor. Página visitada em 3 de Junho de 2009.

19.↑ IGREJA CATÓLICA. Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 11-13 p. ISBN 972-603-349-7

20.↑ A Doutrina da Santa Igreja Católica. Veritatis Splendor. Página visitada em 3 de Junho de 2009.

21.↑ a b Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (CCIC), n. 37, 41, 42, 44, 48, 49 e 50

22.↑ CCIC, n. 118

23.↑ Ibidem, n. 85

24.↑ Marcos 10:45, Lucas 4:43 e João 20:31

25.↑ IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 460 p. ISBN 972-603-208-3

26.↑ CCIC, n. 86 e 87

27.↑ Sumo Sacerdote (em português). Enciclopédia Católica Popular. Página visitada em 4 de Junho de 2009.

28.↑ IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 459, 480 e 1544 p. ISBN 972-603-208-3

29.↑ Catecismo da Igreja Católica (CIC), n. 1427 e n. 545

30.↑ a b CCIC; n. 216

31.↑ IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 608 p. ISBN 972-603-208-3

32.↑ IGREJA CATÓLICA. Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 122 p. ISBN 972-603-349-7

33.↑ IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 2002 p. ISBN 972-603-208-3

34.↑ Graça e Justificação (em português). Veritatis Splendor. Página visitada em 6 de Junho de 2009.

35.↑ CCIC, n. 386

36.↑ Ibidem; n. 388

37.↑ A Fé e as Obras (em português). Frente Universitária Lepanto. Página visitada em 3 de Junho de 2009.

38.↑ CCIC, n. 435

39.↑ IGREJA CATÓLICA. Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 387 p. ISBN 972-603-349-7

40.↑ Ibidem, n. 428

41.↑ CCIC; n. 171

42.↑ Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (CCIC), n. 161

43.↑ Ibidem, n. 165

44.↑ "Onde está Cristo Jesus, aí está a Igreja Católica", citação de S. Inácio de Antioquia

45.↑ CCIC, n. 166

46.↑ Ibidem, n. 174

47.↑ Ibidem, n. 156

48.↑ Ibidem, n. 163

49.↑ Ibidem, n. 158

50.↑ Ibidem, n. 159

51.↑ CCIC; n. 437, 438 e 440

52.↑ CCIC; n. 224, 225 e 229

53.↑ Ibidem, n. 230 e 357

54.↑ Ibidem, n. 250

55.↑ CIC, n. 1303

56.↑ Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, secção Apêndices, subsecção Fórmulas de doutrina católica

57.↑ a b Cânon 1246 do Código de Direito Canónico (em inglês)

58.↑ a b Cânon 1251 do Código de Direito Canónico (em inglês)

59.↑ Ver Evangelho de Mateus 16, 18-19

60.↑ Paulinas:Enciclopédia Católica Popular - Infalibilidade (HTML) (em português). Página visitada em 29 de fevereiro de 2008.

61.↑ GEORGE WEIGEL. A Verdade do Catolicismo: Resposta a Dez Temas Controversos (em português). Lisboa: Bertrand Editora, 2002. pág. 75 p. ISBN 972-25-1255-2

62.↑ IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 1577 p. ISBN 972-603-208-3

63.↑ Mulher (em português). Enciclopédia Católica Popular. Página visitada em 5 de Junho de 2009.

64.↑ IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 1579 e 1580 p. ISBN 972-603-208-3

65.↑ Ver o capítulo 4 da Constituição dogmática Lumen Gentium, do Concílio do Vaticano II.

66.↑ a b c Culto (em português). Enciclopédia Católica Popular. Página visitada em 5 de Junho de 2009.

67.↑ a b c Liturgia (em português). Enciclopédia Católica Popular. Página visitada em 5 de Junho de 2009.

68.↑ Piedade popular (em português). Enciclopédia Católica Popular. Página visitada em 5 de Junho de 2009.

69.↑ a b IGREJA CATÓLICA. Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (em português). Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2000. N. 218 e 219 p. ISBN 972-603-349-7

70.↑ CCIC; n. 225, 271, 274 e 275

71.↑ CCIC, n. 233

72.↑ Ibidem, n. 235

73.↑ Ibidem, n. 247 - 248

74.↑ What All Catholics Should Know About Eastern Catholic Churches (Janeiro de 2006)

75.↑ a b Martin Luther: Biography (em inglês). AllSands. Página visitada em 18 de Junho de 2009.

76.↑ GEORGE WEIGEL. A Verdade do Catolicismo: Resposta a Dez Temas Controversos (em português). Lisboa: Bertrand Editora, 2002. pág. 14 p. ISBN 972-25-1255-2

77.↑ Bento XVI garante que preservativo agrava sida em África (em português). Diário de Notícias (18 de Março de 2009). Página visitada em 18 de Junho de 2009.

78.↑ Polêmica sobre preservativos marca primeira viagem de Bento XVI à África (em português). Globo.com (23 de Março de 2009). Página visitada em 18 de Junho de 2009.

79.↑ a b c GEORGE WEIGEL. A Verdade do Catolicismo: Resposta a Dez Temas Controversos (em português). Lisboa: Bertrand Editora, 2002. ISBN 972-25-1255-2

80.↑ B.A. Robinson (2004). Child and youth sexual abuse by clergy (em inglês). Página visitada em 21 de Outubro de 2010.

81.↑ Bruno Mastroianni (2010). Aggiornamento sulla pedofilia nella Chiesa (em italiano). Página visitada em 21 de Outubro de 2010.

82.↑ António Marujo (2010). A maior crise da Igreja Católica dos últimos 100 anos. Público. Página visitada em 21 de Outubro de 2010.

83.↑ DAN BROWN. O Código Da Vinci (em português). 35ª ed. Lisboa: Bertrand Editora, 2006. ISBN 972-25-1352-4

84.↑ CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ (2000). Dominus Iesus (em português). Santa Sé. Página visitada em 18 de Junho de 2009.

85.↑ CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ (2007). Respostas a questões relativas a alguns aspectos da doutrina sobre a Igreja (em português). Santa Sé. Página visitada em 18 de Junho de 2009.

86.↑ Polêmica: Vaticano definirá a Igreja Católica como a única de Jesus Cristo (em português). Tribuna Popular (9 de Julho de 2007). Página visitada em 18 de Junho de 2009.

87.↑ Relatório da Igreja revela mais 11 mil casos de abuso sexual (BBC Brasil - 27/02/2004)

88.↑ a b c Artigo "Perdoai as nossas ofensas" da revista Veja, em 06/04/2005

89.↑ Vatican official calls atheist theories 'absurd' / Cardinal Levada: No conflict between evolution science and faith in God (em inglês). MSNBC (3 de Março de 2009). Página visitada em 3 de Junho de 2009.

90.↑ CATHOLIC ENCYCLOPEDIA (1913). Science and the Church (em inglês). Newadvent.org. Página visitada em 9 de Junho de 2009.

91.↑ CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ (2008). Dignitas Personae (em português). Santa Sé. Página visitada em 9 de Junho de 2009.

Ligações externasOutros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:

Citações no Wikiquote



Wikiquote

A Santa Sé

Enciclopédia Católica Popular

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Portal do catolicismo

[Expandir]v • eCristianismo

Deus, o Pai · Jesus Cristo · Espírito Santo

Jesus Cristo Nascimento · Parábolas · Sermão da Montanha · Mandamentos de amor · Milagres · Mistério pascal e Páscoa (Crucifixão e Ressurreição)



Bíblia Livros · Evangelhos canônicos · Velho Testamento · Novo Testamento · Evangelhos apócrifos · Tradição

Teologia cristã Salvação · Pecado · Graça · Justificação · Sacramentos · Santíssima Trindade · Cristologia · Escatologia · Mariologia · Apologética · Eclesiologia · Santidade

Fundamentos Igreja · Eucaristia e Nova Aliança · 12 Apóstolos · Reino de Deus · Evangelho · Paulo · Pedro



História Cristianismo primitivo · Constantino · Concílios ecuménicos · Credos · História das missões · Perseguições · Padres da Igreja · Cisma do Oriente · Cruzadas · Cisma do Ocidente · Reforma Protestante · Inquisição · Cristianização · Concílio Vaticano II



Denominações Católicos Católico Romano · Católicos Independentes (ex: Velha Igreja Católica, Igreja Católica Liberal e Católicos brasileiros dissidentes)



Protestantes Luteranos · Reformados · Anabatistas · Batistas · Anglicanos · Metodistas · Adventistas · Evangélicos · Pentecostais



Orientais Igreja Ortodoxa · Igrejas não-calcedonianas · Igreja Assíria do Oriente



Antitrinitarismo Testemunhas de Jeová · Os Santos dos Últimos Dias · Unitarianos · Cristadelfianos · Pentecostais do Nome de Jesus



Cristianismo Esotérico Rosacrucianos · Gnósticos · Teosofia · Antroposofia







Tópicos Pregação · Evangelização · Oração · Ecumenismo · Relações com outras religiões · Filosofia cristã · Democracia cristã · Música · Liturgia e Culto · Calendário · Símbolos · Arte · Críticas





Portal do Cristianismo





[Expandir]v • eIgreja Católica Apostólica Romana

Catolicismo · Cristianismo

História Jesus · Os Doze Apóstolos · Igreja primitiva · História do Papado · Concílios ecuménicos · Perseguições · Constantino I · Estados Papais · Cruzadas · Cisma do Oriente · Questão das investiduras · Cisma do Ocidente · Reforma Protestante · Contrarreforma · Missões · Questão Romana · Concílio Vaticano II

Hierarquia Papa · Cardeal · Patriarca · Primaz · Metropolita · Arcebispo · Bispo · Abade · Prelado · Presbítero · Diácono · Consagrado · Leigo

Doutrina e

Teologia SS Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) · Bíblia · Tradição · Credo · Dogmas · Pecado original · Cristologia · Graça · Igreja · Escatologia · Salvação · Santidade · Justificação · Reino de Deus · Dez Mandamentos · Sermão da Montanha · Sete Sacramentos · Virgem Maria · Mariologia · Doutrinas marianas · Infalibilidade papal · Padres da Igreja · Doutores da Igreja · Corpus Mysticum · Comunhão dos Santos · Indulgência · Sucessão apostólica · Magistério · Modernismo · Heresias · Teologia da libertação · Doutrina Social · Apologética · Moral · Catecismo

Culto Liturgia · Missa · Liturgia das Horas · Piedade popular · Latria · Dulia · Hiperdulia · Veneração · Devoção · Orações · Ano litúrgico · Ritos litúrgicos latinos · Ritos litúrgicos orientais · Festividades e Celebrações

Organização

e Governo Igreja Católica no mundo · Organizações e movimentos católicos · Ordem religiosa · Congregação religiosa · Institutos seculares · Circunscrição eclesiástica · Igreja particular · 23 Igrejas sui juris: Rito latino e 22 Ritos orientais · Cúria Romana · Santa Sé · Nunciatura apostólica · Vaticano · Direito canônico · Concordata

Últimos Papas Bento XVI · João Paulo II · João Paulo I · Paulo VI · João XXIII · Pio XII · Pio XI · Bento XV · Pio X · Leão XIII · Pio IX

Outros Críticas · Arte · Templos · Católicos famosos · Documentos · Ecumenismo · Espiritualidade · Pastoral · Tradicionalismo · Educação · Evangelização · Canonização · Santos e Beatos · Anticatolicismo

Portal:Cristianismo

[Expandir]v • eIgrejas católicas sui juris e seus respectivos ritos litúrgicos

Igreja Católica Latina Rito romano Formas litúrgicas: Forma ordinária • Forma extraordinária

Variantes: Uso anglicano • Uso franciscano • Uso capuchinho

Outros ritos latinos Rito galicano • Rito ambrosiano • Rito moçárabe • Rito bracarense • Rito dos Cartuxos





Igrejas Católicas Orientais Rito bizantino

(Divina Liturgia) Melquita • Grega • Ucraniana • Rutena • Eslovaca • Búlgara • Croata • Macedónica • Húngara • Romena • Ítalo-Albanesa • Russa • Albanesa • Bielorussa

Rito alexandrino Copta • Etíope

Rito antioqueno

(ou siríaco ocidental) Maronita • Siríaca • Siro-Malancar

Rito Caldeu

(ou siríaco oriental) Caldeia • Siro-Malabar

Rito arménio Arménia (ou Armena)





Igreja Católica Apostólica Romana







Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Cat%C3%B3lica"

Categoria: Igreja Católica

Categorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes desde Junho de 2009
!Artigos grandes que carecem de fontes
!Artigos destacados na Wikipédia em esperanto
!Artigos destacados na Wikipédia em indonésio
!Artigos destacados na Wikipédia em latim



Página 3


 

Nenhum comentário: