Mensagens subliminares em logos famosos
Explicar um logotipo pode ser tão chato quanto explicar uma piada. Mas até hoje, milhões de pessoas convivem o dia a dia com esses logotipos e nunca pararam para pensar o que eles significam.
E sabem o que é pior? Muitas vezes nosso subconsciente já tomou conhecimento da imagem oculta e o logotipo conseguiu o que ele queria: fixar-se em suas memórias.
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Esta logomarca é no minimo intrigante,à quem diga que seria o Espírita: Chico Xavier, psicografando.
Porque será que ( 2014 ) não está na cor "AZUL" completando assim as cores da Bandeira Brasileira; É facílimo a resposta: A cor "VERMELHA" é nada mais nada menos que uma mensagem subliminar ao Partido Político " PT "
O caso do FedEx, que ninguém repara até que alguém fale, e depois que você fica sabendo você fica encanado pelo resto de sua vida. Existe uma seta para direita, entre o “E” e o “x” laranjas, que denota velocidade e reforçam a idéia de confiança
na entrega.
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A Amazon.com, também tem uma seta, mas completamente explícita. O logo do site de compras de internet quer mostrar velocidade e confiança na entrega? Não só isso. A seta indica que eles vendem de tudo: produtos de “a” a “z”. Ah, e o sorriso?
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Muitos vêem um carinha alegre e saltitante soltando poderes com as mãos, outros pensam que é um sol nascendo atrás da figura humana. Mas poucos são os que vêem o olho, onde a cabeça do rapaz é a pupila, e a aura as pálpebras e os cílios.
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São 4 letras “S” distribuídos radialmente. Mas olhe bem, cada S é um U e um N, na verdade são 4 “SUN”s.
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Os mais simples são os mais brilhantes. O designer usou a própria bobina dos filmes para criar um fantasma
VERMELHO
Ação, Aventura, Agressividade, Sangue, Perigo, Energia, Amor, Paixão, Força e Vigor.Red Bull tem duas doses de vermelho na marca e foi uma ótima escolha para uma marca que representa uma bebida energética. A empresa define a bebida com o slogan, “Red Bull vitaliza o corpo e a alma” e ” Red Bull te dá asasss!” O amarelo entra para dar mais vida ao vermelho, formando uma paleta de cor análoga para a marca.
LARANJA
Criatividade, Entusiasmo, Jovial, Diversão.
Laranja foi à escolha perfeita da cor para o Nickelodeon, que tem como público alvo as crianças. O laranja é divertido e jovem, o que reflete na programação do canal. O design por trás da marca do Nickelodeon dá ênfase ao tema jovial com os respingos de tinta e tipografia divertida.
AMARELO
Cuidado, Alegria, Curiosidade, Felicidade, Brincadeiras, Positividade, Acolhedor.
VERDE
Ambiente, Harmonia, Inexperiência, Cura, Saúde, Tanquilidade, Dinheiro, Renovação, Natureza.
O verde foi uma escolha de cor para um canal em que a sua programação foca na natureza e animais. Os vários tons de verde foram uma boa escolha para o Animal Planet, passando a idéia de florestas, grama e natureza no geral.
AZUL
Autoridade, Calma, Dignidade, Poder, Fidelidade, Segurança, Sucesso.
O azul da IBM representa uma empresa estável e bem estabelecida. Quando Paul Rand redesenhou a marca ele mudou o tipo sólido com 8 barras horizontais que representam “velocidade e dinamismo”. Enquanto a marca não utiliza do seu azul original hoje, ainda é uma cor muito promissória para a marca da empresa.
ROXO
Cerimônia, Fantasia, Justiça, Mistério, Realeza, Sofisticação, Espiritualiade.
A empresa Hallmark usa o slogan “When you care enough to send the very best.” O uso da cor roxo na marca dá ênfase ao slogan da empresa. Passa a idéia de realeza e sofisticação que é reforçado pelo uso da coroa como signo visual.
MARROM
Calma, Terra, Naturalidade, Simplicidade, Utilidade, Profundidade.
UPS usa a cor marrom para se diferenciar da sua concorrência (FedEx). Enquanto a cor é vista por muitos como chata e conservativa, UPS registrou o tom de marrom e o usa com exclusividade. No redesign da marca feito em 2003 houve a adição do amarelo para trazer riqueza e aconchego para a marca.
PRETO
Autoridade, Clássico, Conservativo, Formalidade, Mistério, Tradição.
O marca de James Bond 007 utiliza um preto sólido. A cor escolhida para o clássico da espionagem funciona bem. A cor passa a autoridade, sofisticação e mistério presente nos filmes.
CINZA
Autoridade, Humildade, Respeito, Melancolia, Seriedade, Estabilidade.
A marca da luxuosa Swarovski é cinza. O cinza pode representar a liderança que faz parte do produto que a empresa produz, mas também representa o respeito e autoridade que vem com a história da empresa, que está há mais de 100 anos no mercado.
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A figura abaixo repare bem nos cubos de gelo, se ampliada a imagem veremos claramente alguém praticando sexo oral.
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Logos, Símbolos e Mercado Financeiro.
O uso de símbolos antigos para fins corporativos é mais comum do que se possa pensar. A maioria das pessoas só não os percebe pela falta de familiaridade e a estilização que eles sofrem, antes de se converterem em logotipos.
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Os seus significados pagãos foram ignorados e reformulados através de São Patrício, missionário irlandês, de modo que o “Nó da Trindade Céltica” acabou sendo adotado como uma das representações da trindade cristã: Pai, Filho e Espírito Santo.
O símbolo também é tido como uma dissimulação do número 666:
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Talvez o leitor já tenha lido ou ouvido falar sobre o “Torus Knot” ou “Gordian Knot”, considerado por alguns estudiosos como uma espécie de modelo geométrico/matemático do universo... Ele está na capa do livro “Conspiração Aquariana”, de Marilyn Ferguson, na versão em língua inglesa, vista à abaixo:
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Temos um exemplo bastante conhecido do uso dessa figura aqui no Brasil:
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O símbolo do Unibanco – União de Bancos Brasileiros S.A. é um “Gordian Knot”, similar ao “Celtic Trinity Knot”, correspondendo exatamente ao que chamam de “Fita Entrelaçada Sem Fim”, no Brasil. Obviamente, também pode ser visto como um entrelaçamento de três números seis, ou seja, 666:
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Deixando a conotação apocalíptica de lado para abordar uma perspectiva não menos sinistra, dizem que o uso da “Fita Entrelaçada Sem Fim” teria o suposto poder de fortalecer o pacto entre pessoas e organizações. Não se pode ignorar que a intenção do logo represente a coesão institucional das diversas incorporações ou fusões que foram feitas no decorrer de sua história. Mas os símbolos operam em múltiplas dimensões. Usado numa instituição bancária, o que me vem à mente é o eterno nó de empréstimos, cheque especial e dívidas que não acabam mais... Haveria também esta a intenção?
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Coincidência? Pode ser, mas um nó é um nó. Quem já ficou enovelado num financiamento que o diga...
Convém mencionar que o “Nó Tibetano”, em si, é considerado auspicioso dentro de seu contexto original onde a ele se atribui a sabedoria e a infinita compaixão de Buda. O mesmo poderia ser dito sobre o “Nó Celta”. Porém, a conjuntura aqui mostrada é outra...
A águia é outro símbolo bastante utilizado e interessante. Trata-se de uma ave de rapina e um predador implacável. Foi um dos símbolos do Nazismo e dos imperialismos entre os quais se inclui o Norte-Americano e o Austro-Húngaro...
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Em 2007, depois de 30 anos no topo de um de seus principais edifícios, localizado em Poole, Dorset, o Barclays decidiu remover sua Águia de alumínio de três toneladas e meia, após a publicação de matérias especulando sobre as semelhanças com a Águia Nazista.
O Banco comunicou que o logo de mais de trezentos anos foi removido por estar desatualizado. Como, na época, havia a expectativa de fusão com o ABN AMRO, ocorreram rumores de que a medida seria para agradar o novo parceiro, incomodado com as associações feitas ao símbolo. De qualquer modo, o interessante é perceber a disposição do Barclays de abrir mão de uma marca centenária para evitar associações mesmo que injustificadas; já que a sua águia é muito anterior ao advento do nazismo. Predominou, portanto, uma preocupação em desassociar a imagem do Banco com uma referência histórica negativa.
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Três coroas adornam a águia do Barclays, três domínios, três reinos... Quais seriam eles?
O UBS, sigla do Union Bank of Switzerland, também tem a sua trindade na forma de três chaves sobrepostas:
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Essa descrição pode até corresponder aos valores do UBS e em nada comprometem ou revelam sua visão e missão. Mas seria mesmo a fonte de inspiração para as três chaves do logo? Curiosamente, o segredo dos dentes de cada chave forma uma letra “V” vazada. Em hebraico a letra “V” equivale a “Vav” cujo valor é seis. Portanto, nesta perspectiva, temos um número 666 embutido no logo.
Na Heráldica a presença das chaves está associada à tutela, proteção e guarda, tanto quanto ao domínio, autoridade e soberania. Assim como as três coroas estampadas na águia do Barclays, essas chaves são ícones de poder. Poder para abrir ou fechar “portas”. Mais até do que fechar: trancar, encerrar ou encarcerar...
Nos brasões eclesiásticos, trata-se de um tema recorrente, relativo a São Pedro e as chaves que sincronizam as conexões entre o céu e a terra. Por falar nisto, o Papa costuma usar uma coroa tripla ou Tiara Papal que também é chamada de “Triregnum”, isto é, três reinos. 
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Já no tarô, além da Tiara, o Papa dispõe de uma cruz tripla, com três barras horizontais ou, no caso do Tarô de Thoth, de Aleister Crowley, uma espécie de chave ou bastão onde três círculos se entrelaçam, formando uma Trisqueta, no centro.
As explicações para a tríplice coroa seguem desde a regência Papal sobre os poderes militar, civil e religioso até a divisão dos poderes existentes entre temporal, espiritual e moral, dos quais o Papa seria o soberano incontestável.
Pontífice vem do latim “pontifex” e significa “construtor de pontes”; aquele que faz pontes que ligam o homem ao divino. Mas há quem diga que o título de sumo pontífice bem poderia ser o daquele que arroga o direito de dar a última palavra sobre os demais pontos de vista...
Particularmente, penso na Tiara como uma representação do poder material, mental e espiritual da Igreja. Através dos séculos ela tem buscado exercer sua influência sobre o que possuímos, pensamos e cremos. Assim, a distinção dos três mundos poderia ser: exterior (matéria), interior (alma) e divino (espírito).
Deixando de lado as especulações sobre os significados não declarados das chaves do UBS, além do paralelo com as três coroas do Barclays, existe uma característica interessante que os dois desenhos têm em comum: a geometria!
Observemos o arranjo geométrico:
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O hexagrama tem um simbolismo sexual que não é usualmente discutido ou explorado. Uma das representações da figura é a interpolação entre as forças do céu e da terra, do masculino e do feminino, do homem e da mulher. Neste intercurso, o triangulo com o vértice para cima representa o órgão masculino e o que aponta para baixo, o feminino. Mas o tipo de reprodução sugerido pelo símbolo não se limita apenas à continuidade biológica. Ele também diz respeito à multiplicação ideológica no crescimento de prosélitos.
Sob os auspícios da “Estrela de David” os judeus se espalharam pelo mundo. Sob o estandarte do “Compasso e o Esquadro”, numa combinação hexagonal, os maçons expandiram sua “Grande Obra”, conquistando adeptos dentro dos escalões mais altos da sociedade moderna e consolidando seu amplo poder de influência.
O que quero ressaltar sobre as formas que se inscrevem dentro do formato de um hexagrama é o que me parece ser o seu sentido oculto de expansão ou proliferação. O meu entendimento é que um brasão, bandeira ou logotipo construído com essa geometria, traz embutido um intenso propósito de ganhar espaço e de crescer. Não estou tratando isso essencialmente de modo negativo, ao contrário. A princípio, trata-se de uma insígnia promissora. O mal ou o bem que disto advenha será derivado da visão, missão e valores do empreendimento. Naturalmente, não aqueles que a empresa torne público para obter aceitação, mas os que representam a sua real verdade.
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O Império dos Estados Unidos espalhou os valores de sua cultura pelo mundo: seu estilo de vida, alimentação, música, filmes, tecnologia e políticas, além de sua moeda; é claro!
O maior interesse dos norte-americanos está centralizado nas questões econômicas que norteiam sua fé na ideologia da prosperidade. Neste particular, é interessante colocar em foco a famigerada nota de um dólar.
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A grande maioria das pessoas não está familiarizada com os símbolos antigos, não presta atenção nos logos das empresas e grandes corporações, nem é capaz de decifrá-los ou relacioná-los com o que quer que seja. Mas eles podem nos dizer muitas coisas sobre os nossos tempos, para onde vamos e o estágio em que estamos dentro de um fenômeno global.
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Ele tem lugar de destaque nas Lojas Maçônicas, consagrado por séculos de reverências ritualísticas. Seu “brand recall” talvez só perca para o Compasso e o Esquadro, na associação com a Maçonaria. Além disso, foi se espalhando pelo mundo nas notas de um dólar como símbolo do poder americano desde 1935.
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Será que a acácia que cresce em torno da pirâmide, cujo simbolismo é altamente empregado na ritualística maçônica, também figura apenas como mais uma das “coincidências” encontradas, servindo somente como mais um elemento de adorno no desenho da nota?
Muito se poderia falar sobre a simbologia empregada na nota de um dólar, mas boa parte disso já está disponível para pesquisa através da internet. Obviamente, nem tudo o que se encontra através de mecanismos de busca como o Google é confiável; talvez a maior parte não seja... Mas, com um pouco de bom senso e paciência é possível “garimpar” e reunir informações de qualidade. Portanto tentaremos abordagens um pouco mais originais ou incomuns, ao invés de simplesmente repetir o que já se diz por ai afora.
Afirma-se que a efígie de George Washington foi impressa não por ele ter sido maçom, mas um memorável presidente reverenciado como se fosse o primeiro, apesar de não ter sido...
Existem controvérsias, mas, para alguns, John Hanson teria sido o primeiro presidente americano, enquanto para outros foi Samuel Huntington. Será que os anteriores foram esquecidos por ter sido ele o primeiro presidente maçom-confirmado? Digo confirmado porque existem obreiros que trabalham na calada da noite e a julgar pela leitura dos sinais de seus antecedentes, podemos concluir que, mesmo não assumindo publicamente, faziam parte da mesma irmandade.
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Existem maçons que se assumem publicamente, assim como aqueles que permanecem ocultos para benefício da “Grande Obra”.
Trata-se do claro e do escuro, do dia e da noite, da mão esquerda e da mão direita; pólos opostos e complementares, alternando papéis que teatralizam o bem e o mal. Entre esses extremos, a busca pelo equilíbrio que deve ser alcançado entre
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Atualmente, existe uma profusão de pirâmides e triângulos, com ou sem o “Olho” em seu interior. Particularmente, em logos de empresas do mercado financeiro é um achado comum.
Em parte, sob a influência que circula através da cédula de um dólar há décadas, a pirâmide pode ter se fixado no inconsciente coletivo. Mas nem sempre é possível dizer que exista a falta de criatividade característica da imitação pura e simples. Nos grandes grupos empresariais, o mais comum é ver o direcionamento da criatividade no sentido de disfarçar a presença dessas figuras e essa prática pressupõe algum tipo de consciência ou intenção dissimulada...
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Ampulheta? Cruz de Santo André? O fato é que decompondo o desenho é possível enxergar uma pirâmide em pelo menos cinco perspectivas diferentes:
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Li um post do site do Johnson Banks (destacado estúdio londrino especializado em identidade visual) sobre a tendência ao arredondamento de fontes e logos pelas corporações. Este seria o caminho que o Barclays vem tentando percorrer. A explicação estaria no objetivo de aumentar sua aceitação, adquirindo uma imagem mais humana perante a opinião pública. Teoricamente, a ausência de cantos agudos serviria para sugestionar a sensação de algo que não pode ferir. Mas, segundo o texto, essas empresas estariam incorrendo no erro da mesmice, descaracterizando suas identidades visuais como se suas “personalidades corporativas” pudessem mudar com tais alterações. É possível, mas essa parece mais a perspectiva de um profissional preocupado com questões relativas à criatividade e à diferenciação que, nesse nosso mundo “globalizado” tendem a perder cada vez mais espaço.
Abaixo o link do texto original em inglês:
http://www.johnsonbanks.co.uk/thoughtfortheweek/index.php?thoughtid=32
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Uma das maiores armadilhas que sujeitam os homens desde épocas imemoriais são as dívidas financeiras. De fato, a condição de penúria muitas vezes abre espaço para crenças que nada têm a ver com a palavra de Cristo. Por tal via, há os que se fazem escravos de Igrejas que mensuram a comunhão entre o homem e Deus através das riquezas acumuladas. Também existem aqueles que pactuam diretamente com “Mamom” sob seus mais diversos nomes para obter benefícios que são tão terrenos quanto efêmeros.
Ao Cristão cabe reconhecer e se apartar de tudo aquilo que enganosamente transforma ambições legítimas em ganância, conduzindo à corrupção e demovendo do homem a liberdade concedida por Deus, através do precioso sangue de Jesus Cristo.
http://spirittvonline.blogspot.com/
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